27/06/2020 - Reabertura do comércio de rua

O Prefeito da Cidade de Rio de Janeiro anunciou no final do dia de ontem (25/06) a autorização para a retomada do comércio de rua, incluindo salões de beleza e barbearias em lojas fora de shoppings, a partir deste sábado, 27/06.

As lojas funcionarão a partir deste sábado com horário restrito: das 11h às 17h, para não coincidir com horários de funcionamento dos shoppings (que abrem das 12h às 20h) e, assim, evitar aglomeração nos transportes públicos.

As lojas só poderão funcionar com 50% da capacidade. O objetivo é impedir que haja muitas pessoas juntas no mesmo espaço.

Em relação aos salões de beleza e barbearias, o limite é de um terço da capacidade, e estão proibidos tanto serviços de recepção, de bebidas e comidas, quanto atividades simultâneas no mesmo cliente.

A fase 3 da reabertura das atividades começa na próxima quinta-feira, 2 de julho. Nela, estarão também autorizados a funcionar bares e restaurantes, com restrições, eles poderão ficar abertos até 23h, mas apresentações de música ao vivo estão proibidas. A limitação será de 50% da capacidade.

As academias também poderão funcionar a partir do dia 02/07, porém com agendamento de horário pelos clientes, com limitação de um terço da capacidade. O espaço para cada pessoa terá de ser de seis metros quadrados, devido à necessidade de maior distanciamento pra realizar as atividades físicas.